segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (7.23-29)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 7.23-29

23 Tudo isto provei-o pela sabedoria; e disse: Far-me-ei sábio; porém a sabedoria ainda ficou longe de mim.
24 Longe está o que já se foi e profundíssimo; quem o poderá achar?
25 Eu me volvi e apliquei o meu coração para saber, inquirir e buscar a sabedoria e a razão de tudo, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.
26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela.
27 Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a causa;
28 causa que ainda busco, mas não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas, essa não achei.
29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.

O autor de Eclesiastes está chegando a uma encruzilhada. Pensou em toda a sabedoria que poderia adquirir, tentando o máximo pensar apenas nas coisas que acontecem "debaixo do sol", sem contar com as coisas espirituais e, depois de tanto meditar, acaba chegando a uma conclusão complicada: a sabedoria ainda está longe dele. De certa forma, toda essa busca pela sabedoria apenas humana, sem levar em conta a questão espiritual, acaba resultado em mais uma vaidade.

A conclusão é que já vai longe dele o mais profundo conhecimento. Que é realmente difícil achar! Em sua busca pela sabedoria apenas humana, plenamente humana, ele entende que fica complicado tirar do ser humano a responsabilidade pela maldade, bem como fica complicado concluir que essa maldade é uma insensatez de fato, já que mesmo sendo algo ruim, alguns que dela se fartam, acabam conseguindo notoriedade humana e alguns que buscam o certo, o melhor, acabam com muitos problemas. Apenas do ponto de vista humano fica complicado comprovar que a maldade, o erro, a tentativa de ter vantagem sobre o outro, que essas coisas são ruins, por conta dos desdobramentos que acontecem com as pessoas, tanto boas como ruins.

Sem contar que buscar a pessoa boa é algo complicado! No texto, quando fala da mulher, precisamos lembrar da sociedade machista e completamente provedora para a mulher daqueles dias. O homem era responsável por cuidar de tudo, prover tudo. E se a mulher fosse "gastadeira", era considerada "pior que a morte". O homem sabia o "valor do dinheiro" e se preocupava com cuidar bem dele. Se a mulher não ajudasse em casa, não entendesse essa situação, ela poderia causar problemas! Alguns machistas em nossos dias dizem as mesmas coisas, mesmo que em nossos dias a mulher saiba muito bem o valor do dinheiro. Acredito que esse texto em nossos dias seria um pouco diferente, o autor encontraria muitas mulheres que ajudariam sim. E seria mais justo com os dias atuais. Mas pensando no que ele via naqueles dias, ele foi justo com o que havia então e quem brinca hoje, é muito injusto muitas vezes!

Mas nossa mensagem não está preocupada com a "guerra dos sexos", muito menos com machimos ou feminismos. Apenas precisava apresentar a situação que o autor tinha diante dele para escrever um texto que, lido hoje em dia, pode ser visto como muito machista. Era coisa da sociedade daqueles dias. Se hoje em dia, que é muito diferente, tentam fazer comentários como se fosse como naqueles dias, imagina a situação daquela época...

O autor deixa claro que o homem temente ao Senhor encontra mulher diferente. Em nossos dias, podemos facilmente dizer que tanto o homem como a mulher que sejam tementes ao Senhor poderão ter esse livramento em seus relacionamentos. Como a mulher hoje tem posição diferente da mulher daqueles dias do texto, ela pode ter a cabeça no lugar e encontrar um homem que não tenha! Assim, sem nenhuma crise, peço licença ao autor e faço a adequação do texto para tanto homem como mulher que temem ao Senhor deverão ter livramento em seus relacionamentos e encontrar pessoas também tementes ao Senhor e que tenham a cabeça no lugar na hora de cuidar das coisas!

Você notou que o autor, diante da encruzilhada, em que a sabedoria toda que ele pudesse notar e apreciar, ainda assim não é suficiente para deixar de lado a maldade, teve que recorrer a algo que, no texto, não está "debaixo do sol" - o Senhor! Para se livrar de um homem ou mulher "miolo mole", é preciso contar com o apoio e a direção do Senhor. E mais: se o Senhor espera que façamos o certo, que deixemos o erro, a maldade de lado, isso quer dizer que Ele nos fez com a capacidade de vivenciar isso! Mas o ser humano busca o "jeitinho" para se explicar diante das situações. Na maioria dos erros, temos muitas explicações para dizer a razão que chegamos a tal caminho. E assim, buscar esse caminho errado vem de nós, mas o Senhor quer que busquemos o caminho correto!


Então, que possamos seguir tementes ao Senhor, ter a cabeça no lugar, seguir a orientação Dele, e até mesmo na hora dos relacionamentos, que o Senhor nos livre de quem possa causar problemas! Que queiramos seguir Sua vontade e vivamos buscando o caminho do acerto, do ajuste, da correção, deixando a maldade de lado!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário